terça-feira, 17 de março de 2009

Super alimentos, parte 2: O chocolate e seus benefícios secretos para a saúde


Você lembra daquela cena no filme "O dorminhoco" de Woody Allen no qual o diretor tinha sido congelado por 200 anos e ao acordar descobre que chocolate e torta de banana são agora considerados comidas saudáveis? Bem, isso não está mais tão longe da realidade.

O chocolate é cheio de potentes antioxidantes chamados fenóis, os mesmos que são encontrados no vinho. Foi demonstrado que uma barra de chocolate de 40 gramas tem mais poder antioxidante do que uma taça de 150 mls de vinho tinto. (Chocolate branco, por não conter pedaços de cacau, não causa os mesmos benefícios). E, ao contrário do que comumente se acredita, o chocolate contém pouca quantidade de cafeína.

Mais boas notícias: Um terço da gordura presente no chocolate é de um tipo não-prejudicial ao colesterol, chamada ácido Esteárico, e outro terço é composto de uma gordura insaturada chamada ácido oléico. Quando pesquisadores da Pensilvânia (inclusive alguns funcionários da empresa de doces Mars) orientaram 23 pessoas a seguir uma dieta americana padrão ou a mesma dieta suplementada com 22 gramas de cacau em pó e 16 gramas de chocolate amargo, eles descobriram que a dieta do chocolate reduzia a oxidação do LDL.
Bons motivos não faltam, então se você vai abusar do chocolate:

Prefira o amargo. Chocolate amargo contém mais fenóis do que as outras formas de chocolate. A versão ao leite contém gordura do leite (ácido palmitico) que é altamente saturada. A versão meio-amarga tem menos gordura do que a versão ao leite.

Mate dois coelhos com uma cajadada. Mergulhe morangos no chocolate derretido para um lanche cheio de antioxidantes que pode facilmente satisfazer uma ou duas das porções diárias recomendadas de frutas. Um jeito fácil de derreter o chocolate é simplesmente colocar no microondas por cerca de 30 segundos. Assegure-se de que os morangos estão completamente secos antes de mergulhá-los no chocolate.

Priorize qualidade. Compre o chocolate mais rico em sabor e cremoso que você puder pagar. Você vai se sentir mais satisfeita com um pedacinho do chocolate de qualidade do que com 5 pedaços do chocolate medíocre.

Fonte: Livro "Cut your Cholesterol" via Reader's diggest