segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O poder secreto da soneca



Se você não consegue ter um tempinho extra para o sono noturno, cochilos no meio do dia podem ser uma boa maneira de não se privar de dormir, diz Sara Mednick, professora de psiquiatria da Universidade da California e autora do livro “Tire uma soneca! Mude sua vida” (Take a nap! Change your life), “você pode obter benefícios incríveis só com 15 a 20 minutos de cochilo”, ela afirma, “você reinicia o sistema, fica mais alerta e aumenta a performance motora. Isso é tudo o que você precisa para acabar com a sonolência e se energizar.”

O tempo de duração do seu cochilo, e o tipo de sono que você consegue ajuda a determinar os benefícios que trará para seu cérebro. Uma soneca de 20 minutos – às vezes chamada de soneca estágio 2- é boa para deixar alerta e para habilidades motoras como digitar e tocar piano.

O que acontece se você cochila por mais de 20 minutos? Pesquisas mostram que sonecas mais longas ajudam a melhorar a memória e a aumentar a criatividade. Tirar um cochilo por 30 a 60 minutos é bom para habilidades que exigem tomadas de decisão, como memorizar palavras ou lembrar de direções. Entrar em um sono REM, o que acontece normalmente entre 60 e 90 minutos de sono, tem um papel importante na formação de novas conexões no cérebro e para resolver problemas que envolvam a criatividade.

Soneca versus café

Tirar uma soneca é melhor do que tomar uma xícara de café? Sim, afirma Mednick, pois a cafeína pode reduzir a performance da memória. Logo, você pode se sentir mais ligado, mas está mais propenso a erros.

Dicas de soneca

Tirar cochilos regulares podem reduzir o stress e até diminuir as chances de doenças do coração, segundo pesquisas de Harvard (Harvard School of Public Health and University of Athens Medical School in Greece). Para obter o máximo de suas sonecas, siga essas dicas rápidas da especialista em sono Sara Mednick:

Seja regular: mantenha um horário regular para tirar sua soneca, o melhor horário é no meio do dia, entre 13h e 15h.

Seja rápido: programe o alarme para tocar em 30 minutos ou menos, ou você corre o risco de acordar grogue.

Fique no escuro: feche as janelas ou use uma máscara nos olhos. Bloquear as luzes ajuda a fazer com que você adormeça mais rápido.

Fique quentinho: deixe um cobertor por perto, pois a temperatura corporal diminui quando dormimos.

Fonte: WebMd