terça-feira, 11 de maio de 2010

7 alimentos que aliviam o stress



1. Frutas vermelhas (ou pretas, ou azuis)
Amoras, morangos, Cranberries, mirtillos. Não são só deliciosas; são também cheias de antioxidantes, e por isso excelentes ao proteger o corpo dos radicais livres gerados pelo stress. Coma uma por uma, como saudáveis M&M’s, quando estiver se sentindo sob pressão.

2. Guacamole
Abacates são riquíssimos em vitaminas do complexo B, que são o primeiro alvo do stress e que seu corpo precisa para manter em ordem os nervos e as células do cérebro. Experimente essa delicia cremosa – que vem de saudáveis gorduras monosaturadas – com pão integral ou vegetais crus. Você pode conferir a receita original de guacamole nesse link.

3. Nozes
Praticamente todas as nozes são boas fontes de vitamina B e E, além de selênio e zinco, mas algumas nozes tem maior concentração um nutriente ou outro, então procure sempre variar para ter lista completa. Uma porção pequena é suficiente para repor as vitaminas B que o stress levou (nozes); te dar uma boa dose de selênio e zinco que são consumidos pelos altos níveis de ansiedade (castanha do Brasil); deixar seu nível de vitamina E nas alturas (amêndoas), o que ajuda a combater os danos nas células ligadas ao stress crônico; e pode até ajudar a baixar sua pressão sanguínea ao acalmar suas artérias (pistache). No entanto, como são bastante calóricas, não abuse.

4. Laranjas
Pessoas que tomam 1000 miligramas de vitamina C antes de fazer um discurso tem níveis menores de cortisol e pressão sanguínea mais estável do que pessoas que não tomam a vitamina. Então relaxe, respire fundo, e se concentre em descascar uma grande e suculenta laranja. A pausa de 5 minutinhos vai ajudar a acalmá-lo e te dar toda a vitamina C que você precisa.

5. Salmão e outros peixes “gordos”
O ácido graxo ômega 3 do salmão, chamado ácido docosahexaenoico não é bom só para sua pele. Estudos mostram que pessoas que consomem ômega 3 em abundância tem índices bem menos de incidência de depressão, agressividade e hostilidade. Então esse peixe saudável pode até combater o stress do trânsito! Algumas pessoas reportam melhoras no humor poucos dias ou até horas depois de consumir alimentos ricos em ômega 3.

6. Espinafre
Ele e outros verdinhos felizes (os de folhas escuras) contém folato, uma vitamina do complexo B que parece ser essencial para o bom humor e para o funcionamento apropriado do cérebro. Duas xícaras de espinafre nos dá os 400 microgramas de folato recomendado para te deixar com o humor nas alturas.

7. Chocolate amargo
Os flavonóides no chocolate amargo (verifique a embalagem, você quer 70% ou mais cacau na sua barrinha) ajudam a manter a pressão sanguínea estável e a mente afiada. Podem também ajudar a combater o dano causado às células pelo stress. Tente isso quando estiver precisando de uma energia mental extra: derreta uma barrinha de chocolate amargo em uma xícara de leite desnatado. O calor do leite ajuda a liberar os antioxidantes do chocolate e o sabor é delicioso.

Espero que tenham gostado das dicas! Então que tal um belo prato de salmão ao molho de abacate salpicado com nozes, uma salada de espinafre, suquinho de laranja e fondue de chocolate amargo com frutas vermelhas de sobremesa no jantar de hoje? ;)

Fonte: RealAge