quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mitos e verdades sobre saúde



O site de notícias CNN publicou recentemente um artigo muito interessante sobre mitos e verdades em relação àquelas coisinhas que desde crianças estamos acostumados a ouvir sobre nossa saúde. Selecionei os que achei mais interessantes.Vamos descobrir?

Sempre te disseram que:

Você não deveria cortar a casca do pão, pois ela é cheia de vitaminas.

A verdade é que: em um estudo alemão de 2002, pesquisadores descobriram que no momento em que o pão é assado é produzido um novo tipo de antioxidante que combate o câncer, e que é 8 vezes mais abundante na casca do que no miolo. Ainda assim, você ganha mais em termos de nutrientes se optar pelo pão integral (seja a casca ou o miolo), diz a nutricionista novaiorquina Keri Glassman, autora do livro “The O2 Diet”. Procure sempre pelo pão feito com 100% de farinha integral, ao invés dos que contém também farinha refinada, já que esses são muito mais ricos em fibras e nutrientes.

Se você sair de casa com o cabelo molhado, vai pegar um resfriado

A verdade é que: Voce vai sentir frio, mas em termos de saúde não há o que temer, diz Jim Sears, médico pediatra de San Clemente- Califórnia e apresentador do programa de TV The Doctors. Ele cita um estudo feito na Unidade de Pesquisa do Resfriado Comum, em Salisbury- Inglaterra, onde um grupo de voluntários inalou um vírus do resfriado pelo nariz. Metade do grupo ficou em uma sala com temperatura aquecida enquanto o resto tomou um banho e expuseram o corpo molhado em uma estrada por meia hora, logo após vestindo-se, mas usando meias molhadas por mais algumas horas. O grupo dos molhados não teve mais incidência de resfriados do que o grupo dos quentinhos. Conclusão de Sears: “Sentir frio não afeta o seu sistema imune”.

Se você brincar de “ficar vesgo” vai ficar assim pra sempre

A verdade é que: “Não existe nenhum mal em juntar os olhos voluntariamente” diz W. Walker Motley, um professor de oftalmologia da Universidade de Cincinnati. Mas se você notar que uma criança está fazendo isso com freqüência fique de olho, pode ser sinal de algum outro problema de visão.

Você deve alimentar um resfriado e matar a febre de fome

A verdade é que: em ambos os casos, coma e beba, entao beba mais um pouco. “se manter hidratado é o mais importante, pois você perde muito liquido quando está doente”, diz Sears, adicionando que não existe necessidade de tomar nenhuma bebida especial contendo elotrólitos (como Gatorade). A não ser que você esteja fortemente desidratado por conta de vômitos ou diarréia, alguns copos de água dão conta do recado.

Se você engolir um chiclete ele vai ficar no estomago por sete anos.

A verdade é que: “como com a maior parte dos objetos não comestíveis que as crianças engolem, os fluidos se encarregam de levar também o chiclete pelo trato intestinal, e o elimina em pouco tempo” diz David Pollack, médico do hospital infantil da Philadelphia Care Network. E ainda que o chiclete não seja facilmente partido no sistema digestivo, provavelmente não irá causar sequer uma dor de barriga.

Uma maçã por dia mantém o medico longe

A verdade é que: um punhado de mirtilo por dia vai manter o médico longe por mais tempo. Mirtilos são um tesouro nutricional, ricos em antioxidante e fibras, e também fáceis de consumir, podendo ser misturados ao cereal ou ao iogurte. Ainda assim, nada de menosprezar a maçã! Consumir uma variedade de frutas e vegetais é importante para prevenir muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, pressão alta e diabetes.

Para se livrar de soluços, leve um susto!

A verdade é que: A maioria das “curas caseiras” como segurar a respiração ou beber de um copo d'água de ponta cabeça nunca foram comprovadas cientificamente como eficientes, diz Pollack. No entanto você pode experimentar um truque antigo, publicado no The New England Journal of Medicine em 1971: Engula uma colher de chá de açúcar granulado. De acordo com o estudo, essa tática resulta no fim dos soluços em 19 de cada 20 pacientes. Nada mal, né?

Comer peixe te deixa mais inteligente

A verdade é que: Para crianças até três ou quatro anos de idade, é verdade! O peixe, especialmente os oleosos, como salmão, são cheios de ácidos graxos ômega 3, incluindo o DHA (Ácido docosa-hexaenóico). “O DHA é particularmente benéfico nos primeiros dois anos da vida para o desenvolvimento cerebral, cognição e acuidade visual” diz o pediatra Scott W. Cohen, autor do livro “Eat, sleep, poop: a common sense guide to your baby’s first year”. E um estudo de 2008 mostrou um crescimento no vocabulário e na compreensão de crianças de quatro anos que tomavam diariamente suplementos de DHA. Opções para quem tem fobia alimentar de peixe? Você também encontra ômega 3 em abacates, nozes e óleo de canola.

Não se deve nadar pelo menos uma hora depois de comer

A verdade é que: Vá fundo! Depois de comer, mais sangue flui para o sistema digestivo e menos para os músculos”, diz Cohen. “A idéia é que se você se exercitar logo após a refeição, essa falta de sangue nos músculos pode causar caimbras e você pode se afogar”. Mas isso não vai acontecer. “Você pode ter menos energia para nadar vigorosamente, mas nada impede de aproveitar a água mais tranquilamente”.

Toda criança deve tomar suplemento de vitaminas

A verdade é que: crianças que são amamentadas exclusivamente durante o primeiro ano precisam apenas de suplemento de vitamina D. Fora isso, um comprimido de suplemento vitamínico não faz mal a ninguém, mas muitos especialistas consideram desnecessário. “Até crianças muito chatas para comer crescem normalmente” diz Cohen. “Seus filhos vão eventualmente comer o que o corpo precisa, mesmo que pareça que se alimentem só de ar e luz solar”

Leite quente dá sono

A verdade é que: o leite contém pequenas quantidades de triptofano (o mesmo aminoácido contido no peru), “mas você precisaria tomar litros de leite para obter esse efeito sonífero” diz Michael Breus, um psicólogo clinico de Scottsdale – Arizona, especialista em distúrbios de sono. “O que funciona mesmo é uma rotina para ir acalmando o corpo e se preparando para ir dormir” ele diz. E se um copo de leite quente é parte do processo, pode ter um efeito placebo efetivo, apesar de não ter valor cientifico.