quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Desmitificando as dietas de desintoxicação

Você já deve ter ouvido falar em vários nomes, pois elas estão no auge de sua fama, mas o principio é basicamente o mesmo: curadores holísticos e gurus de dietas empurrando diversos tipos de produtos e planos de dietas que supostamente livrariam nosso corpo de químicos e toxinas, e ainda por cima nos ajudariam a perder peso... e rápido!

As questões que surgem são diversas. Será que precisamos mesmo nos livrar dos “venenos” que ingerimos diariamente? Nosso intestino, fígado e vasos linfáticos precisam ser limpos? Será que se seguir essa dieta faz mesmo com que percamos peso e melhoremos a performance do corpo?

De acordo com alguns médicos e nutricionistas a resposta é o um sonoro “Não!”. Seguir por um dia um programa de dieta de desintoxicação provavelmente não te fará mal, mas segundo a médica Michelle May, autora do livro “Am I hungry? What to do when diets don’t work?” (tradução livre: Estou com fome? O que fazer quando dietas não funcionam?) não existe um bom motivo para fazê-lo.

“Dietas radicais normalmente fazem pouco mais do que causar frustração, são potencialmente perigosas e em geral são um desperdício de tempo e dinheiro” diz Michelle.

O que é uma dieta de desintoxicação?

A maioria dessas dietas fazem uso de ervas, pilulas, poções, limpezas de cólon e jejuns para livrar o corpo de impurezas, além claro de prometer perda de peso rápida. E sim, você vai perder alguns dos indesejáveis quilinhos, mas não por que a dieta tem poderes mágicos, e sim porque esse plano alimentar conta com pouquíssimas calorias.

“Você vai perder peso, mas não as gorduras que fazem mal ao seu corpo, e sim as proteínas e líquidos que são tão importantes”, afirma Dr. Michelle.

Dietas desintoxicantes podem ser extremamente restritivas, permitindo o consumo de apenas vegetais e plantas, que supostamente ajudariam as linfas, rins e fígado com o processo de desintoxicação.

Litros de água ou bebidas especialmente formuladas com ervas (comercializadas pela própria empresa autora da dieta) são normalmente os únicos líquidos permitidos. Uma dessas dietas permite somente líquidos (inclusive chás laxantes), por 10 dias, sem que nenhum alimento sólido seja consumido. Café, chá, álcool, alimentos processados e de origem animal normalmente são proibidos também.

Uma dieta baseada em vegetais e legumes é perfeitamente saudável, mas a maioria das dietas desintoxicantes vão a extremos, dizem os especialistas.

“A variedade limitada de alimentos e bebidas e o número muito reduzido de calorias é uma preocupação séria, pois é muito difícil obter todos os nutrientes e energia necessária para o bom funcionamento da saúde” diz a Dra. Christine Gerbstadt.

Os potenciais perigos das dietas de desintoxicação

“A perda de muitos líquidos do corpo prejudice o balanço delicado entre os fluidos e os eletrólitos, o que pode causar distúrbios gastrointestinais, dores de cabeça, fadiga e irritabilidade, e pode levar a desidratação.”, afirma a Dra. Christine.

Limpeza de colon não é necessária a não ser que você esteja sendo preparado para um procedimento médico, como uma colonoscopia. Essas limpezas desnecessárias podem prejudicar o balanço entre os fluidos naturais do corpo e os eletrólitos, o que pode levar a uma infecção, irregularidade intestinal e desidratação. Ao invés, a Dra. Christine sugere uma dieta rica em fibras.

“Comer mais fibras, em grãos integrais, farelos, frutas, vegetais, feijão e nozes é um jeito seguro e natural de cuidar do seu corpo.”, diz ela.

Dra. Christine também alerta para o fato de que jejuns ou dietas restritivas podem desacelerar o seu metabolism, fazendo com que seja bem mais dificil perder peso a partir do momento em que você volta se alimentar normalmente.

“Em muitos casos ocorre um efeito rebote. Por causa da fome extrema e ansiedade causada pela privação da comida muitas pessoas são levadas a comer demais, colocando todo o plano alimentar por água abaixo”.

Qual é o apelo das dietas desintoxicantes?

Existe alguma evidência de que essas dietas cumprem o que prometem? Especialistas observam que a maior parte dos estudos publicados em defesa das dietas de desintoxicação não foram publicados no meio acadêmico, o que seria um bom indicio de evidência cientifica.

No entanto, várias pessoas continuam tentando dietas desintoxicantes e outras dietas que prometem perda rápida de peso. Decepções com experiências anteriores com dietas e a busca pela “saída mágica” é o que normalmente leva as pessoas a tentarem dietas rápidas da moda.

Ao invés de se dedicar a um plano alimentar não-realista, a Dra. Michelle sugere uma reflexão para identificar que tipo de problemas estão levando a comportamentos não saudáveis. “Por que motivo você come demais? É por não perceber, por tomar decisões ruins, por comer desatentamente, por recorrer a comida para satisfazer outras necessidades?” ela pergunta.

Ela sugere então, que avaliemos nossos hábitos alimentares e façamos pequenas e graduais mudanças que possamos levar a diante. Concentrar-se em comer alimentos saudáveis, ao invés de ter uma lista de alimentos proibidos.

“Dietas drásticas e restritivas tem um efeito poderoso, desencadeando desejos alimentares e dando à comida uma dimensão maior e um imenso poder sobre você” explica Dra. Michelle.

A melhor aposta que você pode fazer, dizem os especialistas, talvez seja consultar um nutricionista que o ajude a desenvolver um plano alimentar personalizado, que esteja de acordo com seus objetivos e estilo de vida, tornando assim possivel se alimentar de uma maneira saudável.

O jeito natural de se desintoxicar

A melhor maneira de desintoxicar o corpo é simplesmente deixar que ele faça seu trabalho naturalmente. A não ser que você tenha algum problema médico, seu corpo sabe cuidar dele mesmo muito bem, dizem os especialistas.

“O fígado e os rins são umas das melhores invenções da natureza, pois são como armas para eliminar as toxinas do seu corpo” diz Dra. Christine. “se você esta preocupada em relação a certas substâncias em sua dieta, é mais fácil simplesmente eliminá-las de sua dieta, ao invés de apenas cuidar do estrago depois, o que poderia colocar sua saúde em risco.”

Esteja sempre ciente do que você come, beba muitos líquidos, evite excessos de medicação e alcool, dizem os especialistas.

Se você quer eliminar líquidos do corpo e desinchar, Dra. Christine sugere que o faça de maneira natural, consumindo frutas vermelhas, aipo, aspargo e chás de ervas naturais, e limitando o consumo de sal.

Fonte: WebMD