quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exercícios físicos podem nos deixar mais inteligentes?







Muito é dito sobre os benefícios físicos de se exercitar regularmente. Mas que efeitos os exercícios e se manter em forma tem em nossa função cognitiva? Uma pesquisa analisou a performance mental de pessoas enquanto se exercitavam e logo após a sessão de exercícios. Outra examinou a associação entre o nível de boa forma e o declínio cognitivo causado pela idade.
Diferente da precisão que pode ser obtida em testes físicos, analisar testes de performance mental e exercícios e obter resultados confiáveis é um grande desafio. Apesar dos obstáculos, pesquisadores chegaram a resultados muito importantes.

Tarefas que exigem o raciocínio influenciadas por exercícios:

Durante uma sessão de exercícios aeróbicos moderadamente intensos, a performance mental melhora em vários sentidos notáveis:
- tempo de reação
- percepção e interpretação visual de imagens
- controle de processos: planejamento, organização, coordenação de pessoas, locais, eventos, etc; memória de curto prazo, inibição (habilidade de bloquear distrações desnecessárias).

Quanto tempo leva?

A melhora na função cognitiva começa a aparecer após cerca de 20 minutos de exercício aeróbico moderado e se mantém por cerca de 40 minutos. Após 60 minutos, o cansaço passa a ser um fator influente. Em pessoas muito em forma, a melhora da performance pode durar além de uma hora.

Uma vez que o cansaço dá as caras, começamos a perder o nível mental que tínhamos alcançado. Se continuarmos com os exercícios, a performance mental decairá até alcançar níveis mais baixos do que quando começamos a nos exercitar.

O motivo principal para esse efeito positivo na cognição é o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e o estimulo de células nervosas que causa a liberação de mais neurotransmissor (químicos que enviam sinais entre as células cerebrais). Esse efeito positivo se mantém por um período após o fim dos exercícios, se você tiver parado na hora certa e não se cansado demais.

Influência da intensidade dos exercícios

O exercício aeróbico de intensidade moderada que aumenta a velocidade da respiração e faz suar é provavelmente o que tem o melhor nível de intensidade para obter a melhora mental. Você deve tentar manter os batimentos cardíacos em 75% para ter o melhor aproveitamento.

Dessa forma o corpo ativa o sistema nervoso simpático e aumenta os níveis de adrenalina. Outros fatores importantes para a melhora da performance mental.

Se você aumentar muito a intensidade do exercício poderá notar que o nível de exaustão interfere na concentração e prejudica ao invés de ajudar.

O consume de líquidos e os exercícios:

A desidratação está associada a uma redução na performance mental, independente de ser causada por exercícios ou por outros fatores. Pesquisadores demonstraram que a queda no desempenho da função cognitiva imediatamente após a desidratação causada por exercícios pode ser rapidamente revertida com a administração de líquidos de façam com que o corpo volte ao peso anterior ao inicio dos exercícios.

Um estudo descobriu que hiperidratação (líquidos além do que foi perdido) melhorou ainda mais a performance mental. Esse principio não pode ser levado a extremos, já que excesso de água durante exercícios físicos pode perigosamente diminuir os níveis de sódio no sangue (chamamos isso de hiponatremia ou intoxicação por água).

Carboidratos para alimentar o cérebro

O cérebro precisa de uma dose constante de glicose para funcionar normalmente. Durante os exercícios físicos, o corpo utiliza essa glicose como fonte principal de energia para contrair os músculos, inclusive o coração e os músculos usados para expandir os pulmões. Em exercícios moderados com duração entre 20 e 60 minutos, ainda resta bastante açúcar disponível para o cérebro, para que possa haver a melhora na performance mental a que nos referimos. Se o exercício for prolongado, especialmente se for mais intenso, a quantidade de açúcar no sangue disponível para o cérebro pode passar a ser um problema.

Estudos demonstraram que a função cognitive é melhor quando fluidos são substituídos com uma solução contendo açúcar do que com bebidas sem calorias. No entanto, ao medirmos o nível de glicose do sangue, não está baixo o suficiente para acusarmos uma hipoglicemia como a explicação. É mais provável que as soluções contendo açúcar melhorem a capacidade física e diminua a percepção da exaustão. Por melhorar esses dois fatores tem um impacto positivo também na performance mental.

Melhorando a performance agora e no futuro

A curto prazo, cada sessão de exercício aeróbico em equipamentos como bicicleta ergométrica, esteira, elíptica, tem o potencial de te trazer benefícios duplos pelo tempo que você passa fazendo eles. Não só estará melhorando sua forma física e sua habilidade de concentração como também sua performance mental.

A longo prazo, a atividade física parece ser no mínimo importante para ajudar a se manter mentalmente afiado, mantendo a mente ativa e capaz de fazer fortes conexões sociais. Diversos estudos já mostraram que quem se exercita regularmente está menos propenso a sofrer de doenças cognitivas relacionadas à idade, como demência, Parkinson, etc. Bom motivo, não é?

Fonte: Harvard Medical School