domingo, 15 de março de 2009

9 alimentos que baixam o colesterol

Essas são algumas boas sugestões para baixar o colesterol:

1. Comer um café da manhã rico em fibras: aveia, bolo integral, frutas. Leia na embalagem o valor nutricional do seu cereal e escolha o que tiver 5 gramas ou mais de fibras por porção. Fibra de aveia e de arroz são as mais efetivas.

2. Troque para integrais: Vá de integral quando se tratar de pães, biscoitos, bolos, waffles e panquecas.

3. Coma legumes (grãos) ao menos três vezes por semana. Experimente sopa de feijão, salada de feijão, sanduiches com humus, pastinha de feijão ou ervilha e grãos de soja tostados na hora do lanche. Proteína de soja é especialmente eficaz, então assegure-se de incluir bastante em sua alimentação. Até leite de soja, tofu e proteína texturizada cumprem a função.

4. Coma cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Uma no café da manhã, um vegetal (como palitos de cenouras ou fatias de tomate) e uma fruta (como laranja ou maçã) no almoço, e uma salada e um vegetal cozido no jantar... Isso faz com que você cumpra a recomendação diária facilmente!

5. Prefira a fruta inteira (com casca), ao invés do suco. O suco nada mais é do que a fruta com toda a sua fibra removida.

6. Coma alho. Seja cozido ou cru, o alho contém substâncias que ajudam a reduzir a produção de colesterol no fígado.

7. Outras boas dicas alimentares são: consuma cebola crua, salmão, azeite de oliva, amêndoas, nozes e abacates (os últimos cinco são todos ricos em gorduras, mas se trata de gordura monoinsaturada, que de fato ajuda a melhorar o bom colesterol).

8. Abuse das comidas que contém antioxidantes naturais, vitaminas C e E:

Ricos em vitamina C

Ricos em vitamina E

pimentão vermelho e verde

melão

semente de girassol

nozes

morango

mamão

amêndoas

amendoim

laranja

grapefruit

germén de trigo

soja

brócolis

couve-de-bruxelas

óleo de germén de trigo

óleo de soja

9. Estudos mostram que pequenas doses de vinho ou cerveja ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom. Beber muito de uma só vez não traz o benefício, mas beber moderadamente durante a semana traz.

Fonte: YourTotalHealth

7 comentários:

luiz fernando disse...

Excelente artigo. Sintetizdo, porém completo.
Ótimas sugestões para se manter bem alimentado, com saúde.

Claudio disse...

Excelente mesmo este artigo.
Parabens !!!

Mary disse...

eu acato com a maior firmeza estas dicas de alimentação vou fazer uso imediato e vou tomar a cerveja e o vinho pra me sentir feliz pois esta vida ja e tão dificil se a gente tiver que viver a ferro e fogo como seria adorei estas dicas

Stella disse...

Com certeza Mary! Essas dicas são as minhas preferidas! hehehe

Dibarros Vilhena disse...

Geralmente não deixo comentários; mas estas dicas merecem sim os parabens!

Illuminah presentes disse...

Em alguns site li que uma taça de vinho tb é bom, será q posso trocá-lo por suco de uva?
Obrigada

edjane maria disse...

merecem os parabéns

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