domingo, 15 de março de 2009

Super alimentos, parte 1: A Lentilha

Porque devemos comer lentilha?

A lentilha é uma proteína vegetariana muito versátil. Existem vários tipos de lentilha, cada um com suas propriedades únicas e usos. Qualquer lentilha pode ser colocada de molho e germinadas para ser usada em saladas ou lanches. Lentilha partida não pode ser germinada mas fica ótima em sopas e cozidos.

Em que elas são ricas?

Lentilhas são uma fantástica fonte de potássio, necessário para o funcionamento cardio-vascular. Muitas pessoas abusam do consumo de sódio na dieta e consomem pouco potássio, criando sintomas como retenção de água, inchaço e pressão alta, entre outros. Comer legumes ricos em potássio, como lentilhas, juntamente com uma dieta de pouco sódio pode ajudar a recuperar o equilíbrio.

Lentilhas também contém fibra, necessária para o bom funcionamento dos intestinos e para remover o excesso de colesterol do corpo. Fibras também colaboram no controle do teor de açúcar no sangue, já que desacelera a liberação dos açúcares dos carboidratos.

Outros motivos para comer lentilhas: seu alto teor de vitaminas e minerais. Além do potássio, lentilhas contem molybdeno, ferro, magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Quem deveria comer lentilha?

* Pessoas com colesterol alto ou com risco de doença coronária. O consumo de legumes como a lentinha tem sido fortemente associado com a redução do risco de doença cardíaca e niveis saudáveis de colesterol.

*Pessoas com intestino preguiçoso. As fibras presentes na lentilha são ótimas para a melhora do funcionamento e limpeza do intestino.

*Pessoas com retenção de água.

*Pessoas com pressão alta ou que abusou no sódio ou na carne recentemente.

*Pessoas que sofrem de instabilidade do açúcar do sangue ou que tem pouca energia. A lentilha diminui a velocidade da liberação dos carboidratos responsáveis pela energia.

*Pessoas com baixos niveis de ferro, como os anêmicos ou quem perdeu muito sangue.

*Quem estiver a procura de proteína vegetariana saudável, sejam vegetarianos ou carnívoros que estejam tentando reduzir o consumo de proteína animal.

Quantidade recomendada

Legumes como lentilha podem ser consumidos diariamente, mas se você não tem o hábito tente consumir no mínimo três vezes por semana. Para tornar a digestão da lentilha mais fácil, deixe os grãos de molho antes de cozinhar. Adicionar gengibre ou kombu no cozimento pode melhorar ainda mais a digestibilidade.

Fonte: Gillian McKeith