quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Brownie


Essa receita foi publicada no livro da Jessica Seinfeld ("Deceptively Delicious" ou "Deliciosos e difarçados" em português) , que usa delicias como essa para fazer com que os filhos pequenos se alimentem bem sem nem perceber ou torcer o nariz. O segredo são os purês de vegetais que ela esconde nas receitas menos imagináveis. Vale provar!

Ingredientes:

Spray culinário para untar
85gr de chocolate meio-amargo
1/2 xícara de purê de cenoura
1/2 xícara de purê de espinafre
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de cacau em pó (sem açúcar)
2 colheres de sopa de margarina (livre de gordura trans)
2 colheres de extrato puro de baunilha
2 claras de ovo (grande)
3/4 xícara de farinha de aveia ou farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 350º. Unte uma forma com o spray culinário (fica menos saudável, mas obviamente podemos untar com óleo de cozinha normal). Derreta o chocolate em fogo baixo. Em uma tigela grande junte o chocolate derretido, os purês de vegetais, o açúcar, o cacau em pó, a margarina e a baunilha e mexa até que fique homogêneo e cremoso (entre 1 e 2 minutos). Bata as claras de ovo. Junte a farinha, fermento e sal com uma colher de pau. Derrame a massa na forma e asse por cerca de 35 a 40 minutos. Deixe esfriar completamente na forma antes de cortar em 12 barras.

Dicas:
*os purês são feitos basicamente cozinhando o vegetal e triturando em um processador de alimentos. A única diferença é que alguns precisam de mais tempo de cozimento do que outros.
*espere o brownie esfriar completamente antes de servir, antes disso o sabor do espinafre não desaparece completamente.

Fonte: Oprah.com