terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tratamentos alternativos para o colesterol alto

Existem tratamentos alternativos capazes de fazer com que o seu colesterol baixe naturalmente, sem o uso de medicamentos. Mas antes de adicionar qualquer suplemento ou terapia alternativa à sua dieta, converse com seu médico. Alguns suplementos podem interagir com outros medicamentos e até ter efeitos colaterais perigosos.

Suplementos para baixar o colesterol:

Alho: segundo alguns estudos, o alho pode baixar os niveis de colesterol total no sangue em uma certa porcentagem. No entanto pode ter efeitos colaterais e interagir com certos medicamentos. Pode prolongar sangramento e tempo de coagulação do sangue, portanto os suplementos não devem ser consumidos antes de procedimentos cirúrgicos ou em conjunto com remédios que afinam o sangue, como Coumadin (warfarin).

Gugulipid: se trata da resina da árvore Myrrh. Em estudos clínicos, realizados na India, reduziu consideravelmente os níveis do colesterol total e LDL no sangue. O entusiasmo pela utilização do gugulipid como agente natural de redução de colesterol diminuiu após a publicação de resultados negativos obtidos em estudos americanos. Conclui-se que é necessário mais pesquisas para determinar se seu uso é realmente seguro e eficaz.

Policosanol: produzido a partir da cana de açúcar, o policosanol se demonstrou eficaz ao baixar o colesterol LDL em vários testes. No entanto, boa parte dos suplementos de policosanol encontrados no mercado são os produzidos a partir da cera da abelha, sobre os quais não existem evidências da capacidade de baixar o colesterol.

Outros produtos naturais: os resultados de diversos estudos apontam as sementes e folhas de feno-grego, extrato de alcachofra, aquiléia (mil-folhas) e manjericão sacrado também podem ajudar a baixar o colesterol. Essas e outras ervas e tempeiros - inclusive gengibre, curcuma e alecrim - estão sendo investigados por seus efeitos benéficos em potencial em relação à prevenção de doenças coronárias.

E no que a dieta pode ajudar?

Aumentar o consumo de fibras, alimentos à base de soja e compostos de plantas (estanóis e esteróis) pode reduzir significativamente o colesterol ruim.

Fibras: você pode encontrar em alimentos a base de plantas (vegetais, frutas, legumes, grãos não refinados). A versão solúvel pode ser obtida na aveia, lêvedo, sementes psyllium, linhaça, maçã, frutas cítricas, lentilhas e feijão.

Soja: substituir sua proteína habitual por grãos de soja ou pts ajuda a prevenir doenças do coração, pois baixa o colesterol e os triglicérides. A proteína está presente no tofu, no tempeh, no leite e iogurte de soja, nos grãos torrados e em vários outros alimentos derivados da soja.

Fitoesteróis: são compostos encontrados em pequenas porções em alimentos como grãos integrais, vegetais, frutas e óleos vegetais. Eles baixam o colesterol LDL, interferindo na absorção do colesterol no intestino. Podem ser encontrados em margarinas enriquecidas, molhos para saladas e suplementos dietéticos.

As fibras, a soja e os fitoestérois diminuem os níveis de colesterol através de mecanismos diferentes, logo combinar o consumo de todos eles, e diminuindo o consumo de gorduras saturadas, mostra resultados mais efetivos na redução do colesterol.

Incluir alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 também contribui bastante. Experimente pelo menos 2 porções por semana de peixes como salmão, atum e sardinhas por semana. Os ácidos graxos também estão presentes na linhaça e nas nozes. Você também pode experimentar suplementos, como os de óleo de peixe e de óleo de linhaça. O ômega 3 diminui a frequência com que o fígado produz o colesterol ruim e os triglicérides. Tem efeito anti-inflamatório no corpo, reduzindo a formação de placas nas artérias e ajudando a afinar o sangue.

Evite óleos vegetais hidrogenados ou parcialmente hidrogenados. A gordura trans presente nesses óleos aumentam o colesterol ruim e baixam o colesterol bom (HDL). Isso vale para alimentos industrializados, muitos são cheios de gordura trans.

Fonte: WebMD